Sua fonte de informação sobre fitossanitários no Brasil

A Associação Nacional das Empresas de Produtos Fitossanitários (AENDA) atua há quase quatro décadas como entidade representativa de fabricantes de insumos agropecuários químicos e bioinsumos. Com sede em São Paulo, somos fonte de informação em tempo real para nossos mais de 60 associados e porta-voz da classe junto a órgãos de governo.

Com rigor no cumprimento de regras de governança corporativa e compliance, os associados encontram na AENDA o respaldo para suas demandas e reivindicações técnicas e jurídicas em questões de regulamentações estaduais e federal, boas práticas no uso de defensivos e bioinsumos, registros de produtos, patentes, taxas e tributos, entre outras, fundamentais para a tomada de decisão informada.

Além disso, temos representatividade e interação constante com entidades públicas e privadas, o que nos permite planejamento, articulação e alcance em ações conjuntas de interesse do setor, com vistas à adoção de critérios racionais, que levem em consideração a relação custo-benefício dos produtos, sua segurança e o interesse dos agricultores.

Como principal entidade atuante na origem do registro de defensivos por equivalência — cuja implementação mudou completamente o panorama do mercado de defensivos agrícolas no Brasil —. a AENDA constituiu uma sólida reputação entre seus stakeholders, baseada na conduta ética e transparente de suas atividades.

AENDA também atuou em algumas outras regulamentações, incluindo a Lei de Bioinsumos, e trabalhou em todo o processo de elaboração junto com diversas entidades parceiras de vários setores, apresentando propostas, discutindo possibilidades e colaborando com seu extenso conhecimento regulatório para que fosse possível unificar todos os regramentos de registro dos diferentes tipos de Bioinsumos.

Equipe

Luis Carlos Ribeiro

Diretor Executivo

Engenheiro agrônomo formado na Universidade Federal e Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), é mestre em Defesa Sanitária Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e especialista em Proteção de Plantas.

Pós-graduado em Gestão e Auditoria Ambiental, Tecnologia de Produtos Saneantes, Formulação para Defensivos Agrícolas, Desenvolvimento de Defensivos Agrícolas (Químicos e Biológicos), Luís é especialista em registros de defensivos agrícolas.

É ainda membro do Conselho Diretor do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV).

Amanda Bulgaro

Gerente de Regulamentação Federal

Graduada em Ciências Biológicas com ênfase em Meio Ambiente pelo Centro Universitário São Camilo, Amanda realizou Iniciação Científica no Bee Lab, laboratório de abelhas do Departamento de Ecologia da Universidade de São Paulo.

Fez especialização na Universidade de São Paulo – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq) em Controle Biológico de Pragas e é Pós-Graduanda na Universidade Federal do Paraná em Fitossanidade.

Experiência abrangente em Assuntos Regulatórios & Advocacy em empresas e associações do setor agrícola.

Jeferson Pezotti

Coordenador de Stewardship & Regulamentação

Engenheiro Agrônomo pela Faculdade Integral Cantareira e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul e em Proteção de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa. Atua há uma década no setor de agronegócios e tem larga experiência em Fiscalização Agropecuária Internacional, Regulamentação de Defensivos Agrícolas, Registro de Defensivos Agrícolas, Combate à Produtos Ilegais e Uso Correto e Seguro de Defensivos Agrícolas (Stewardship).

Ele possui passagens profissionais notáveis por instituições renomadas do setor, incluindo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP).

Leonardo Monteiro

Analista de Stewardship & Regulamentação

Engenheiro Agrônomo pela Faculdade Integral Cantareira e Tecnólogo em Logística pela Universidade Nove de Julho.

Leonardo cursou diversos programas de capacitação no agronegócio e em temas relacionados — com destaque para Stewardship — no Senar e em outras instituições, tendo experiência e conhecimento técnico.

Nossa história

Conheça alguns dos marcos importantes na trajetória e no trabalho da AENDA:

Conselho diretor da AENDA 2023-2025

Presidente do Conselho-Diretor
Luiz Eugênio De Freitas (Dinagro)

Vice-Presidente do Conselho-Diretor
André Zacarias (Oxiquímica)

Conselheiros Titulares
Ana Roso (Zhongshan)
Anderson Faustino (Solus)
Fábio Pevide (Biotrop)
Gabriela Uliana (Dva)
João Rios (De Sangosse)
Paulo Oliveira (Willowood)
Nara Rodrigues (Avgust)
Paulo Alvares (Perterra)
Paulo Moreno (Proventis)
Rafael Sene (Helm)

Conselheiros Colaborares
Fabio Domingues (Vigna Brasil)
Paulo Silva (Sci-agro)

Diretor Executivo
Luis Carlos Ribeiro

Área Restrita