Conteúdo de boas práticas foi adotado em iniciativa nos municípios ao longo de outubro
A Coordenadoria de Insumos Agropecuários e Agrotóxicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) adotou, em ações educativas com agricultores, o material de boas práticas para o uso correto e seguro de agrotóxicos desenvolvido pela AENDA.
A equipe da Emdagro conduziu ações de fiscalização educativa em diversos municípios, entre eles, Cristinápolis, Arauá e Pedrinhas. A iniciativa busca promover a sensibilização dos produtores sobre a importância do uso correto dos agrotóxicos para garantir alimentos seguros, preservar a biodiversidade e proteger a saúde dos trabalhadores rurais.
A coordenadora de Insumos Agropecuários da Emdagro, Aglênia Araújo, enfatizou que o foco das ações é a orientação e a educação, não a punição. “No entanto, quando nos deparamos com situações graves, cumprimos o que estabelece a lei. Nesses casos, o produtor pode ser autuado, mas isso não significa que haverá necessariamente uma penalidade. A defesa apresentada é sempre analisada antes de qualquer decisão”, explicou.
As visitas, que se estenderam por todo o mês de outubro, abordaram também a destinação correta de embalagens vazias de agrotóxicos.
Fonte: Emdagro-SE