Enxame de drones pulverizadores está em teste em lavouras do RS

Compartilhe

Uma nova tecnologia que permite voos coletivos de drones pulverizadores está em fase de teste em lavouras do Rio Grande do Sul. Resultado de uma parceria entre a empresa gaúcha SkyDrones e a israelense SkyX, o sistema automático de swarming (em inglês voo em enxames) otimiza a aplicação de defensivos agrícolas por meio de vários equipamentos ao mesmo tempo — dentro do limite de 25 quilos cada, previsto na legislação brasileira para veículos aéreos não-tripulados (vants).
“Nós entramos com a tecnologia do pelicano (drone lançado pela empresa em 2016) e eles com o sistema (de voo coletivo)”, afirma Ulf Bogdawa, presidente da SkyDrones.
Para evitar colisões, o sistema permite o cálculo e a especificação da área sobrevoada. O ideal é que os enxames sejam de até quatro vants, explica Bogdawa. Cada drone têm capacidade de voo de 15 minutos, o suficiente para pulverizar um hectare.
“Os drones pulverizadores estão sendo preparado para serem usados em massa e para tirar o homem do contato direto com o produto”, afirma Bogdawa.
O sistema entrega ao produtor um relatório da quantidade e da localidade na qual o produto foi aplicado. Esses dados, acrescenta, devem auxiliar o Ministério da Agricultura no controle de áreas com uso de agrotóxicos.
A apresentação da tecnologia será feita durante o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, na próxima semana, em Sertãozinho (SP). No mercado agrícola brasileiro, a tecnologia deve chegar até o fim do ano.
Além disso, os vants já estão mirando voos para outros países. Em setembro, empresas americanas farão visita ao Brasil para conhecer a tecnologia e, possivelmente, implementarem em suas lavouras.

Fonte: Alfonsin

Foto: Divulgação

Área Restrita