O Benzoato de Emamectina teve sua comercialização e uso liberados até Julho de 2019. A decisão foi ratificada através da Portaria 44 da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/MAPA), publicada no Diário Oficial da União do dia 3 de maio de 2018.
A publicação, assinada pelo secretário de Defesa Agropecuária do Ministério, Luís Eduardo Pacifici Rangel, teve o objetivo de esclarecer a redação de uma portaria anterior (SDA/MAPA Nº 152, de 27/12/2017). O Mapa vinha recebendo muitos questionamentos acerca de dúvidas sobre o prazo citado anteriormente, onde podia haver interpretação de que o Benzoato de Emamectina só poderia ser comercializado até o dia 02 de Maio de 2018.
Portaria esclarece a comercialização do Benzoato de Emamectina
A nova Portaria esclarece sobre os prazos para a comercialização de benzoato de emamectina e reitera que os estoques de produtos importados ainda em posse dos importadores, ou sobras de produtos já disponibilizados aos agricultores deverão ser utilizados até o dia 30 de junho de 2019.
Atualmente, quatro empresas estão autorizadas a importar e comercializar o inseticida no Brasil – CCAB, Tide/Prentiss, Ourofino e Macroseeds. Elas possuem a homologação por parte dos órgãos ambientais dos seis estados que liberaram o ingrediente ativo de controle da Helicoverpa armigera em caráter emergencial: Goiás, Piauí, Maranhão Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A Syngenta, com o Proclaim, é a única empresa que detém o registro definitivo do Benzoato de emamectina em todo o território brasileiro.
O inseticida é considerado uma das principais ferramentas utilizadas no controle da lagarta Helicoverpa armigera, praga agressiva, notificada pela primeira vez no país em 2013, com potencial para causar danos graves em culturas como soja, algodão e feijão.
Para conferir a integra da nova Portaria clique aqui.
Fontes: Notícias Agrícolas e Agrolink